Como desenhar todo dia?

Em 2014, de uma hora pra outra, comecei o projeto Um Desenho novo Todo Dia no tumblr. Empurrei o projeto aos trancos e barrancos e, além de não desenhar todo dia, abandonei a ideia com 188 desenhos. Ano passado retomei o #UmDesenhoNovoTodoDia e, não só consegui fazer 366 desenhos, como mantive o hábito no meu dia a dia. Tirando muitos fatores externos, o que mudou entre a primeira e a segunda vez que embarquei nesse projeto? A principal delas é que eu acabei desenvolvendo um método muito simples pra dar conta de desenhar todo dia. E é o que eu vou tentar contar pra vocês aqui. Chega mais.

1- Separe um tempo no seu dia pra desenhar

Parece meio óbvio levando em consideração que você quer desenhar todo dia mas se você não colocar isso na sua mente(ou na sua agenda) você pode acabar esquecendo de desenhar, vai por mim. Assim como qualquer outra coisa que você tenha que dar conta no seu dia como escola, trabalho, academia, você precisa de um horário mais ou menos prederteminado quando sua única preocupação vai ser desenhar. Eu gosto de tirar de 30 minutos a uma hora depois de jantar todo dia pra isso. Mas minha hora fixa de desenhar já foi nos 15 minutos em que esperava o busão pra voltar pra casa. Encontre o seu tempo pra desenhar e tire o máximo proveito dele.

2- Tenha sempre papel e caneta à mão

Não é novidade pra ninguém que me acompanha que sou fanático por sketchbooks: a praticidade que esses cadernos tem é algo que qualquer um que desenha deveria valorizar. Você não precisa ter tela, pincel, o material mais caro do universo ou a mesa digitalizadora com a maior resolução por nanômetro quadrado disponível no mercado. Um caderninho no bolso e uma caneta ou lápis qualquer são mais que suficientes pra tirar a carga dramática de ter que parar pra desenhar. No meu intercâmbio, tinha um caderno de bolso com uma gramatura bem baixa de uma marca bem vagabunda e uma nanquim que levava pra todo canto, já usei guardanapos do McDonald’s pra desenhar na rua quando esqueci o caderno em casa, já usei inclusive o dedo e o bloco de notas do celular pra desenhar. Atualmente minhas armas de escolha são um caderno que fiz à mão com cartolina, papel chamequinho e desenho nele com uma pilot preta e um velho lápis azul. Como a Audra Auclair disse num vídeo: “All that really matters is that you have something to draw on and something to draw with“.

3- Desapegue da perfeição 

Isso foi um struggle real pra mim quando tava tocando o #UmDesenhoNovoTodoDia, afinal eu estava postando quase todos os desenhos que fazia, então queria que ficassem minimamente apresentáveis pra ir pra internet. Mas, quanto mais desenhava, mais percebia que eu ficava mais feliz quando apenas soltava a mão no caderno ou na tablet e isso se refletia no resultado final e na reação do público nas redes sociais. Então, quanto mais despreocupado em atingir um padrão você conseguir ser, mais leve e divertido vai ser o processo.

4- Tá tudo bem se você não conseguir um dia ou outro

Tem semanas que são mais enroladas por causa de trabalho, faculdade, a vida no geral, em que você não vai conseguir  ter aquele tempinho que você separou todo dia pra desenhar. Mas se você estiver desenhando constantemente, você vai acabar sentindo falta ou vai tirar cinco minutos pra fazer algo bem livre. Meus desenhos favoritos do projeto foram feitos em semanas em que eu tava full pistola trabalhando loucamente e minha única pausa era a hora de comer, eu puxava o sketchbook na mesa mesmo e desenhava qualquer coisa só por diversão. E tá tudo bem se não der pra fazer um dia ou outro, o importante é desenhar o máximo que der.

5- Desenhe o que você gosta

Se você tá tentando criar o hábito de desenhar todo dia, é legal desenhar coisas que você ache prazerosas de desenhar. No meu caso são tentáculos, octaedros e meninas. Explore bastante até achar seus temas favoritos.

6- Desenhe o que você não sabe


Mesmo que a gente tenha os nossos queridinhos na hora de desenhar é sempre bom aprender algo novo. Um bom exercício é achar algo que você nunca desenhou ou tem dificuldade e desenhar várias vezes até aprender. Viciei em desenhar tentáculos dessa forma.

7- Divirta-se

Clichê pra caramba essa dica eu sei mas é a mais pura verdade. Se você desenha é porque gosta da parada então não tem razão pra fazer disso um fardo a ser carregado. Mesmo fazendo disso parte da sua rotina, faça disso uma das melhores partes do seu dia. Se puder, junte amigos pra desenhar, converse na internet com artistas, peça dicas a eles. Torne o seu ambiente de desenho agradável, coloque um som legal pra tocar, deixe uma garrafinha de água pra se hidratar sempre e esteja presente 100% ali, esqueça dos problemas do mundo, eles podem ficar pra depois, o que você quer enquanto está desenhando é desenhar e nada mais.


E isso é tudo, pessoal. Espero que essas dicas ajudem vocês a começarem a desenhar todo dia (eu mesmo pretendo voltar a elas quando me sentir meio desanimado pra desenhar). Se tiver mais alguma dica, conta pra mim aqui nos comentários ou no twitter.

Grande abraço e continuem desenhando!

Deixe um comentário

