Tag: Meus hábitos de leitura

Vi essa tag literária no canal da maravilhosa Stephanie Noelle e, como ainda não falei muito sobre leitura aqui no blog esse ano, decidi trazer pra cá. Por falar em leitura, tô participando de um desafio do Goodreads em que você define a sua meta de leitura. Coloquei a minha em 50 livros pra 2017(embora eu ache que tenha lido bem mais que isso ano passado mas não parei pra contar). Se tiver por lá, me adiciona e vamos compartilhar bons livros. Sem mais enrolação, vamos à tag.

1. Quando você lê? Manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo?

A hora que eu paro pra leitura é à noite antes de domir mas leio sempre que posso em outros horários.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?

Quase sempre sim. Mas às vezes preciso ler alguma coisa pra faculdade ou algum livro que chegou pelo correio e eu estava muito ansioso por ele mas já estava com uma leitura engatada aí acabo lendo mais de um por vez.

3. Qual seu lugar favorito para ler?

Eu gostava muito de ler no ônibus(no trem, não rola por motivos de: bem, checa isso aqui) mas, ultimamente tenho usado o tempo no busão pra dormir e ouvir podcasts, então leio na cama mesmo.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Tanto faz pra mim. Normalmente quando eu li o livro primeiro eu não assisto ao filme porque, bem, temos um histórico grande de adaptações ruins. Mas às vezes acontece de eu assistir um filme e descobrir que foi inspirado num livro aí vou atrás. Conheci Harry Potter e O Senhor dos Anéis pelos filmes.

5. Qual formato de livro você prefere? Áudio-livro, e-book ou livro físico?

E-book. Não me endenda mal. Amo livro físico e vou defendê-lo mas tô num momento da minha vida em que não posso ficar carregando calhamaços pra cima e pra baixo porque tô sempre com notebook e/ou plantas e maquetes então escolhi só comprar versões físicas dos livros muito bonitos ou dos que eu vou ler nas férias. O kindle é leve, guarda uma porrada de títulos ao mesmo tempo e, quando não posso levá-lo comigo, consigo sincronizar minhas leituras pelo app do iPhone de onde eu estiver.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Acho que não, sou bem normalzinho nesse sentido.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Claro que sim. Como tenho um pé no design, levo muito em consideração a capa(já comprei livros só pela capa? Talvez) e as séries tem que ter as capas combinandinho pra me atrair.

8. Marcador de livros ou papel aleatório?

Papel aleatório sempre.

9. Quando quer interromper a leitura, para na página onde está ou tem que acabar o capítulo ou certo número de páginas?

Acabo o capítulo, o que me leva a dormir sempre algumas horas mais tarde do que eu estava planejando.

10. Come ou bebe enquanto lê?

Não. Sou meio noiado com isso. Tenho medo de estragar meu kindle com líquidos e medo de sujar com comida meus livros físicos.

11. Consegue ou gosta de ouvir música ou televisão enquanto lê?

Gosto de ouvir música enquanto eu leio só pra não ficar em total silêncio. TV eu não consigo porque me distrai um monte.

12. Ler em voz alta ou só pra você mesmo?

Leio em voz alta quando tô aprendendo algum idioma. Quando estudava inglês fazia isso pra pegar a pronúncia das palavras e, agora que estudo francês, faço o mesmo.

13. Costuma pular algumas páginas do livro ou ler o final?

Não. Não vejo muito sentido em saber o final antes. Não gosto de spoilers nem mesmo quando sou eu que procuro.

14. Quebrar a lombada do livro ou mantê-lo como se fosse novo?

Tento conservar sempre que dá mas às vezes é inevitável.

15. Escreve nos livros?

Só meu nome à lápis e olhe lá.

E quais são os hábitos de leitura de vocês? Conta pra mim aqui nos comentários. Abraços e até um próximo post!

Deixe um comentário

