Sobre construção e confiança

Minha casa está em obras e, como o profissional da construção civil que serei, estou acompanhando de perto e botando a mão na massa sempre que posso. Está sendo uma experiência incrível e estou aprendendo bastante tanto sobre a profissão como sobre a vida.

Meu avô é quem comanda os trabalhos por aqui,  ótimo pedreiro o cara. No começo, ele chamou dois companheiros de trabalho de longa data. Velhos amigos trabalhando juntos. Meu avô deixou eu e meu pai cientes de que eles só trabalhavam bem se ele estivesse tomando conta. Porém, ainda segundo ele, um deles era o mais eficiente.

E assim foi, durante as primeira semanas. Alvenaria acabada em menos de duas semas, tudo ótimo. Até que, depois dessa primeira etapa, o pedreiro que meu avô considerava o mais eficiente começou a nos deixar na mão. Atrasos, serviços inacabados, os que estavam acabados ficando mal feitos…

Meu avô tentou esconder, tentou aguentar, mas não conseguiu. Sua insatisfação era evidente e mais evidente ainda era sua decepção com seu amigo. Tantos anos trabalhando juntos e, depois de se reencontrarem para uma empreitada, seu amigo o decepciona desse jeito.

“Ele mudou, não era assim não”, meu avô disse. Mais do que a frustração pelo serviço mal feito, percebi nessas palavras a decepção de alguém que confiou em um amigo e foi abandonado.

E aí está uma lição que vou levar dessa obra, além de aprender como se une um tijolo ao outro, além de como saber como se executa uma estrutura, além dos cuidados que temos que ter para o concreto não rachar, aprendi que, mesmo cultivando bons relacionamentos profissionais e pessoais, os outros podem nos decepcionar. Parte do que é saber ser adulto é aprender a não esperar demais das pessoas pois podemos ser frustrados em nossa confiança e, quando isso acontecer, não se deixar abalar pela emoção e seguir em frente pois, para construir, sempre é necessário quebrar um pouco.

Deixe um comentário

