Divagações sobre ideias no sketchbook

Como já falei em alguns dos meus posts sobre desenho, mantenho um sketchbook  e desenho nele um pouco do que eu gosto: garotas, super-heróis, ilustrações baseadas em letras de músicas e, claro, arquitetura.

Gosto muito de carregar meu caderno sempre na mochila para fazer desenhos de observação quando vejo alguma cena legal ou simplesmente passar o tempo enquanto espero o ônibus.

meu sketchbook atual

Porém, uma das principais funções do meu sketchbook é guardar minhas ideias de projeto. Acho muito interessante ver como as ideias surgem e são alteradas conforme o tempo. Durante a matéria de Projeto de Arquitetura I na faculdade, a proposta foi desenvolver um grupamento residencial para quarenta famílias. Como quase todo o processo de projeto foi feito no meu sketchbook e em maquetes, pude ver como alguns conceitos são pensados inicialmente e simplesmente deixados de lado.

alguns croquis do meu caderno

Folheando o caderno parei para pensar: o que é que faz a gente abraçar algumas ideias e abandonar outras? Não me refiro somente à arquitetura mas ao processo criativo como um todo. Se você escreve, desenha, faz música ou qualquer outra coisa que envolva criatividade, deve saber do que estou falando. Já repararam como, muitas vezes, nós escolhemos algumas ideias sem motivo lógico aparente? Ou mais estranho ainda: quando escolhemos uma ideia sabendo que ela tem um grande potencial de não dar certo?

Não sei o que faz escolhermos uma ideia ou outra, se algumas tem carisma e outras não ou para que fins uma ideia se torna boa ou ruim. Enquanto não descubro, continuo por aqui registrando toda e qualquer ideia que tiver para não me esquecer.

Deixe um comentário

