Televisão: panem et circenses

 

Começo de ano é sempre igual: passadas as festas, as promessas feitas no fim de ano (e esquecidas antes do primeiro dia do ano novo), alguns retornam ao trabalho, os sentimentos felizes das festas são esquecidos e após algumas semanas lá está ela de novo, a televisão, o ópio do povo, com mais um reality show para nos distrair. Tanta coisa mais importante acontecendo no mundo e que poderia estar em meio às nossas preocupações, mas tudo o que queremos ao final do dia é sentar em frente à televisão e saber quem é o líder da semana.

Não condeno quem assiste, condeno o hábito, que é imposto não sei por que razões em nosso comportamento. Condeno o hábito, porque, mesmo que nossa sociedade tenha evoluído incrivelmente através de eras, ainda aceitamos sem pensar, o panem et circenses (pão e circo), típico dos antigos romanos, que, tem suas características ainda presentes nos dias atuais. Mais sofisticada, mais moderna, menos descarada, mas a idéia é a mesma dos antigos governantes romanos; nos distrair enquanto eles apenas se mantém no poder, sem nenhuma preocupação com o nosso bem-estar. E, por falar em modernidade, a idéia também foi distorcida com o passar dos anos, atualmente nossos governantes nem mais nos garantem o direito ao pão, pois a fome aflige grande parte da população. Podemos não ter um prato de comida em casa, mas com certeza temos a televisão, que nos distrai para esquecermo-nos da fome, que ocupa  nossa mente para que não criemos conflitos com a ordem social vigente.

Eles nos dão uma visão unifocal dos fatos, de que está tudo bem, de que nada está errado com o país. Nos mostram pessoas que não são reais, fabricadas sei lá porquê e para quê. Aliás, acredito que eu saiba sim. Foram feitas para padronizar nossa imagem, nosso comportamento. Que mulher nunca quis o sapato que a Helena usou no capítulo de ontem? Quem nunca quis o celular que aparece nos intervalos comerciais da novela?

Maquiagem, é isso o que vejo. Maquiagem que, aqui, tem um duplo sentido. Serve tanto como para esconder as imperfeições dos astros televisivos que julgamos perfeitos, como para esconder o rosto imperfeito do governo, afinal, ele também faz parte do circo que é a televisão e não pode parecer feio em frente à tela, não é verdade?

Só queria fazer meus leitores refletirem um pouco. Sei que meu texto não vai mudar o mundo, vocês não vão parar de assistir Big Brother, nem novela, e tudo vai permanecer como está. Então, me dêem licença que eu vou ligar minha TV pra asssitir ao Chaves no SBT.

Anúncios

3 comentários sobre “Televisão: panem et circenses

  1. João Carlos disse:

    Ótimo texto cara (como se os outros tbm não fosse bons, anyway).

    Concordo parcialmente com vc. Antes eu realmente ficava preocupado com os really shows da vida, mas hoje em dia nem ligo mais. Não se pode ser engajado 100% do tempo. Todo mundo tem uma válvula de escape e diversão, existem alguns que não sabem onde termina a diversão e acabam fechando os olhos para o resto do mundo. Isso pode acontecer com qualquer forma de distração.

    Mas sobre a outra parte do texto concordo plenamente.

    Alias, só ligo a TV para ver Chaves atualmente xD

  2. jorge disse:

    cara…
    a TV foi o instrumento mais perfeito que o homem criou
    instrumento de manipulação incrivel.
    ela e um eletrodomestico extremamente barato para todas as pessoas puderem ter e serem manipuladas.
    assim a elite se mantem no poder
    o povo continua na mer**
    e assim vai xD

  3. Cíntia Queli disse:

    Realmente niguém vai para de ver BBB, mas pelo menos vai se ligar mais no que acontece no mundo ao invés de passar o dia inteiro pensando “quem vai ganhar a imunidade”, sedo que nós que estamos veneráveis à própria mídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s