Post Rápido: Sobre o Plágio

Quem me acompanha no Twitter, deve estar sabendo que no último fim de semana eu descobri que tive um dos meus textos mais trabalhosos (Analisando: Belle & Sebastian) plagiado.

Sempre gostei da Creative Commons License quase que obrigatória em todos os sites e blogs existentes, acreditava que fosse um ótimo meio de divulgação de bons trabalhos na internet, mas dessa vez eu fui traído por ela. Um blog, com uma proposta muito parecida à do meu blog, se apropriou indevidamente do meu texto e isso me deixou realmente muito, muito enfurecido mesmo. O que mais me irritou não foi o fato de terem copiado o texto na íntegra ( até os comentários pessoais), mas o fato de não terem dado os devidos créditos à minha análise literária. Eu, que sempre prezei pelo direito de autoria e que sempre admirei esse tipo de liberdade da internet de fácil divulgação de bons textos ( não pensem que eu queria fama, eu não queria que meu blog ficasse famoso, só porque teve o link colocado em outro, me contento com a meia dúzia de leitores fiéis desse blog) agora me encontro completamente desnorteado quanto à minha produção de textos.

Enfim, refleti bastante sobre o assunto e acabei concluindo que, como não é possível editar o HTML desse blog e também não tenho o menor desejo de excluí-lo, privilegiarei ( ou perturbarei)  algumas poucas pessoas com meus textos aqui. Bloqueei o recurso que permite encontrarem esse blog por mecanismos de pesquisa. Como o que eu quero não é fama na internet e sim um espaço para expôr os meus textos, acho que o número de pessoas que têm o endereço do blog é suficiente para o meu propósito. Continuarei a escrever aqui e, sempre que tiver um texto novo, deixarei o link disponível no Twitter ou no Orkut.

Conto com vocês para que esse blog continue a existir e, caso queiram, divulguem o blog, novos leitores são sempre bem-vindos, desde que não se apropriem indevidamente dos meus textos.

Forte abraço a todos! 😀

Um comentário sobre “Post Rápido: Sobre o Plágio

Deixe um comentário

