Analisando: Belle & Sebastian

Queria colocar nesse blog um espaço para os leitores conhecerem um pouco do meu gosto musical, que é muito diversificado, gosto de música de todos os tipos: clássica,bossa nova,  samba (poucos), blues, rock, metal e rock progressivo, inide pop, indie rock… Enfim, gosto de muitos estilos e formas diferentes de fazer música. Sou músico, logo não devo me manter numa única linhagem musical. Acredito que reciclar constantemente os ouvidos é um ótimo segredo pra produzir boas músicas. E uma das coisas que mais me chamam atenção  numa música são as letras. Uma música bem escrita, mesmo que não seja perfeita no instrumental, pode ser perfeitamente escutada, não apenas pra passar o tempo, mas para refletir sobre diversos aspectos da condição humana. A música que eu vou mostrar para vocês hoje  se enquadra no que eu chamo de boa música e se chama This Is Just a modern Rock Song e é de um grupo escocês formado em 1996 chamado Belle & Sebastian.

Suas composições são incríveis, fazem um pop muito diferente do pop que vemos atualmente, é um pop alternativo, inteligente, bem composto, em que as músicas mostram muito das situações vividas por jovens e adolescentes do mundo todo; em que qualquer pessoa pode se identificar com alguma desuas letras pois mostram situações reais, problemas da personalidade jovem, algumas canções com humor, outras com melancolia, algumas falando do amor, mas sempre se focando muito no comportamento humano. Em “This Is Just a Modern Rock Song” eles mostram mais uma vez como é possível retratar a vida de um jovem em versos musicais. Abaixo segue a letra e depois alguns comentários das partes que eu acho mais significativas para esa música.

Original:

Emma tried to run away,
I followed her across the city,
She went out to the Easterhouse,
Because she liked the sound of it.

She didn’t have a single penny,
She stuck a finger in the air,
She tried to flag down an aeroplane,
I suppose she needs a holiday.

I put my arm around her waist,
She put me on the ground with Judo,
She didn’t recognise my face,
She wasn’t even looking.

Laura’s feeling just ideal,
Her horoscope was nearly perfect,
She’s thinking of something to do,
Because she is The Birthday Girl.

She walked out to the edge of town,
She saw me lying in the park,
She took Emma by the hand,
They’ve got a lot in common.

I’ll leave them to do what they want,
I’ll leave them to do what they need to,
I’ll go and play with words and pictures,
I’ll admit I’m feeling strange.

[instrumental]

I’m not as sad as Doestoevsky,
I’m not as clever as Mark Twain,
I’ll only buy a book for the way it looks,
And then I stick it on the shelf again.

Now I could tell you what I’m thinking,
But it never seems to do you good,
It’s beyond me what a girl can see,
I’m only lucid when I’m writing songs.

This is just a modern rock song,
This is just a sorry lament,
We’re four boys in corduroys,
We’re not terrific but we’re competent.

Stevie’s full of good intentions,
Richards into rock ‘n’ roll,
Stuart’s staying in and he thinks it’s a sin,
That he has to leave the house at all.

[instrumental]

This is just a modern rock song,
This is just a tender affair,
I count “three, four” and then we start to slow,
Because a song has got to stop somewhere.

Logo na primeira estrofe, vemos que se trata de uma canção que mostra uma paixão, o eu-lírico Stuart(que, por acaso, é o mesmo nome do vocalista do Belle & Sebastian) parece estar interessado numa garota pois diz:

Emma tried to run away,(Emma tentou fugir,)
I followed her across the city,(Segui-a por toda a cidade,)
She went out to the Easterhouse,(Ela saiu para o Easterhouse,)
Because she liked the sound of it.(Porque ela gostava do som dele.)

Nesses versos Stuart mostrar estar querendo conhecer a garota chamada Emma, que por algum motivo, foge dele. Podemos confirmar a hipótese de que Stuart está apaixonado e Emma não corresponde nos versos:

I put my arm around her waist, (Eu coloquei meu braço em volta de sua cintura,)
She put me on the ground with Judo, (Ela me colocou no chão com Judo,)
She didn’t recognise my face, (Ela não reconhece o meu rosto,)
She wasn’t even looking. (Ela não estava olhando mesmo)

Isso comprova que Emma não estava nem um pouco interessada em Stuart. Logo depois vemos o motivo, possivelmente ela é lésbica, e ama uma garota chamada Laura. Isso pode ser deduzido através dos versos:

Laura’s feeling just ideal, (Laura é apenas o sentimento ideal,)

“Laura’s feeling just ideal” indica que esse é o ideal de Emma, ou seja, o sentimento que Emma tem por Laura é um ideal, possivelmente amor ou admiração. Vemos depois que elas tem algum tipo de relacionamento pelos versos:

She took Emma by the hand, (Ela tomou Emma pela mão,)
They’ve got a lot in common. (Eles têm muito em comum.)

E descobrindo isso, o eu-lírico Stuart fica confuso por um tempo, sem saber o que fazer. Ele tenta deixar tudo como está, mas se sente mal com a situação.

I’ll leave them to do what they want, (Vou deixar que elas façam o que querem)
I’ll leave them to do what they need to, (Vou deixá-las fazer o que elas precisam,)
I’ll go and play with words and pictures, (Eu vou jogar com palavras e imagens,)
I’ll admit I’m feeling strange. (Eu vou admitir admito que estou me sentindo estranho.)

Podemos ver ainda a situação de angústia do eu-lírico quando ele afirma:

Now I could tell you what I’m thinking, (Agora eu poderia dizer o que eu estou pensando, )
But it never seems to do you good, (Mas isso nunca parece fazer bem,)

Mas no final, vemos que ele encontra um jeito de se sentir bem, mesmo após ter tido essa decepção:

I’m only lucid when I’m writing songs. (Eu só estou lúcido  quando estou escrevendo canções.)

Ele chama alguns amigos chamados Stevie e Richards(que também são nomes de integrantes da banda) para tocar uma “canção de rock moderno”.

Ele termina a música dizendo:

This is just a modern rock song, (Esta é apenas uma canção de rock moderno,)
This is just a tender affair, (Este é apenas um caso de concurso,)
I count “three, four” and then we start to slow,  (Eu conto “três, quatro”, e então começamos a lenta,)
Because a song has got to stop somewhere. (Porque uma música tem que parar em algum lugar.)

Vemos que Stuart termina se apresentando com sua banda de rock ‘n’ roll e agora se sentindo melhor, pois a sua “canção”, que pode ser entendida como a sua tristeza, estava indo para algum lugar.

Essa foi minha interpretação da música, acho que me identifiquei com a letra, pois já passei por uma situação parecida com essa. Cada pessoa pode interpretar de um jeito, mas acho que o que vale é que essa música pode fazer parte da vida de várias pessoas, como muitas outras canções do Belle & Sebastian.

Pra finalizar vou deixar o link para um fan-vídeo que eu vi dessa música e que eu achei que tem tudo a ver com a mensagem da letra.

This Is Just a modern Rock Song – Belle & Sebastian


5 comentários sobre “Analisando: Belle & Sebastian

  1. Cat " ) disse:

    Diego mlk Stronda,pegador das novinhas do cp2,escreve bem pacas mané xD
    hsuahsauhsuashaushaus
    Sério agora,ta escrevendo bem rapaizinho,já pode escrever uma história de um vampiro viado,uma mocinha puta e um lobo lerdo e ganhar milhões *-*
    quero 20% por ter dado a ideia ;D

  2. Gustavo Alvaro disse:

    Oi diego.

    Que bom saber que vc gosta de belle, eu também sou fã, tenho a discografia inteira deles aqui meu primo, já te disse pra passar aqui pra conversar música…

    Muito bom o post, e belle é muito bom. Talvez eu não interpretaria o começo da canção da mesma forma, talvez poderíamos tentar ir mais fundo nessa interpretação, tentando carregar um pouco mais o contexto do stuart e não só a letra, afinal, eles não têm os mesmos nomes à toa.

    Parabéns meu primo.

Deixe um comentário

